quinta-feira, 29 de agosto de 2013

GERENTE ADMINISTRATIVO FINANCEIRO - Código: GAF 13 (AGOSTO 2013)


GERENTE ADMINISTRATIVO FINANCEIRO - Código: GAF 13

Nosso cliente, empresa atuante na prestação de serviços de advocacia, incumbiu-nos de identificar um Gerente Administrativo Financeiro.

Deverá ter formação de Nível Superior; conhecimento em Finanças, Contabilidade, Custos, Legislação Fiscal e Tributária, Excel Avançado, Software de Gestão. Profissionais com vivência em ambientes na área jurídica serão considerados um diferencial.

Suas principais responsabilidades serão gerir a área administrativa e financeira; desenvolver e analisar relatórios gerenciais para a tomada de decisões; desenvolver estratégias, planos e orçamento anual conforme planejamento anual da empresa; gerenciar todos os fluxos e rotinas administrativas financeiras; gestão de equipe. Sua missão é garantir o pleno funcionamento da estrutura operacional.

Capacidade de liderança, proatividade, atenção a detalhes, são características que completam este perfil.


Os profissionais que apresentarem perfil para a posição mencionada deverão enviar o currículo indicando o CÓDIGO, para o e-mail: contratacao@organiza-ba.com.br

Visite nossos sites:

Organiza Consultoria de Gestão Empresarial: www.organiza-ba.com.br
Paulo Lopes Desenvolvimento Pessoal & Empresarial: www.paulolopesdpe.com.br

GERENTE DE MANUTENÇÃO – Código: GM 13 (AGOSTO 2013)

GERENTE DE MANUTENÇÃO – Código: GM 13

Nosso cliente, empresa do segmento varejista, busca um Gerente de Manutenção para atuar em 05 unidades instaladas e outras 05 que estão em processo de implantação nos próximos 18 meses.

Deverá ter Nível Superior em Engenharia Civil, desejável especialização em Gestão de Projetos. Experiência em Gestão de Manutenção Produtiva em empresas do ramo varejista e/ou serviços é importante, mas não é excludente. 

Suas principais responsabilidades serão garantir a execução do planejamento da manutenção da matriz e filiais; garantir a manutenção preventiva, autônoma e corretiva visando o bom funcionamento das máquinas e equipamentos; definir padrões, normas e procedimentos para sua área; coordenar e fiscalizar atividades que envolvam a área de manutenção; controlar metas e emitir relatórios; manter contato com fornecedores; analisar e validar orçamentos; realizar a gestão do sistema integrado de manutenção.


Os profissionais que apresentarem perfil para a posição mencionada deverão enviar o currículo indicando o CÓDIGO, para o e-mail: contratacao@organiza-ba.com.br

Visite nossos sites:

Organiza Consultoria de Gestão Empresarial: www.organiza-ba.com.br
Paulo Lopes Desenvolvimento Pessoal & Empresarial: www.paulolopesdpe.com.br

GERENTE DE OPERAÇÕES – Código: GOP 13 (AGOSTO 2013)


GERENTE DE OPERAÇÕES – Código: GOP 13

Assessoramos neste momento uma empresa do segmento de serviços ligada à área de Tecnologia da Informação, que se encontra em fase de estruturação e busca um profissional para ocupar a posição referenciada.
Deverá ter ensino superior completo e vivência significativa com Gestão de Negócios, possuindo sólida experiência em gerenciamento de equipes. Conhecimento sobre desenvolvimento de projetos e experiência com formalização, padronização e controle de processos é indispensável, assegurando, assim, qualidade na execução das operações. Para ocupar essa função é fundamental que já tenha trabalhado em empresas desenvolvedoras de softwares e prestadoras de serviços neste segmento. Além disso, é necessário possuir forte competência em gerir pessoas e organizações, sendo responsável pela elaboração do Planejamento Estratégico, garantindo a concretização do seu plano de ação e atingimento de metas rigorosas estabelecidas em contratos com clientes (área pública e privada).
Sua missão será assegurar a eficiência, eficácia e efetividade dos processos, colaborando para a estruturação do negócio, realizando a gestão do dia-a-dia da operação.
Capacidade de liderança, organização, foco em resultados, dinamismo e bom relacionamento interpessoal são características essenciais para esta posição.
Deverá ter disponibilidade para viagens.
Esta posição é para Salvador – Bahia.


Os profissionais que apresentarem perfil para a posição mencionada deverão enviar seu currículo, indicando o CÓDIGO, para o e-mail: executivo@organiza-ba.com.br

Visite nossos sites:

Organiza Consultoria de Gestão Empresarial: www.organiza-ba.com.br
Paulo Lopes Desenvolvimento Pessoal & Empresarial: www.paulolopesdpe.com.br

GERENTE DE RECURSOS HUMANOS – Código: GRH 13 (AGOSTO 2013)

OPORTUNIDADES AGOSTO/2013

GERENTE DE RECURSOS HUMANOS – Código: GRH 13

Empresa do segmento de locação de mão-de-obra, com sede em Salvador e atuação em todo o Brasil, apresentando forte crescimento no mercado, busca profissional para ocupar a posição de Gerente de Recursos Humanos, com foco em relações trabalhistas.

Deverá ter nível superior completo e relevante experiência na área de Departamento de Pessoal, estando sob sua responsabilidade a administração da Folha de Pagamento, lidando com mobilização e desmobilização de grande volume de pessoas. Passagem por empresas de terceirização de mão-de-obra será considerada um diferencial, bem como possuir conhecimentos em Relações Trabalhistas, Contencioso e Sistemas Integrados de Gestão. É importante possuir vivência com os subsistemas de Desenvolvimento de Pessoas, já havendo participado da implantação de suas rotinas. Reportando-se diretamente ao Diretor, será responsável por estruturar a área de Recursos Humanos, englobando rotinas de departamento de pessoal e desenvolvimento organizacional.

Terá como missão assegurar a eficiência e eficácia da Folha de Pagamento, gerindo grande volume de funcionários, garantindo, além disso, a formação e formalização da área de Recursos Humanos.

Capacidade de administração de conflitos, dinamismo, habilidade de negociação, empatia, flexibilidade e comprometimento são características que complementam este perfil. Deverá ter disponibilidade para viagens não programadas.
Esta posição é para Salvador – Bahia.


Os profissionais que apresentarem perfil para a posição mencionada deverão enviar seu currículo, indicando o CÓDIGO, para o e-mail: executivo@organiza-ba.com.br 


Navegue também pelos nossos sites:

Organiza - Consultoria de Gestão Empresarial: www.organiza-ba.com.br
Paulo Lopes Desenvolvimento Pessoal & Empresarial: www.paulolopesdpe.com.br

segunda-feira, 26 de agosto de 2013


CONVITE:

Nesta quarta-feira, dia 28 de agosto, a partir das 15 horas, estarei participando do projeto CAMINHOS E ESCOLHAS do BANCO SANTANDER, em um chat, ao vivo, para falar sobre o tema: O QUE O MERCADO BUSCA NO JOVEM PROFISSIONAL!

Participem e divulguem, garanto que será interessante. É o reconhecimento e valorização do nosso trabalho e profissionalismo. Qualquer dúvida de como participar entre em contato com o site do Santander. Lembrando que é importante se cadastrar com antecedência.

Grande abraço e aguardo você!




Um dia você será descartado


23 de agosto de 2013

Tenho alguns jargões, que de certa forma funcionam como um mantra para mim. Um deles, inclusive já mencionei aqui: “eterno na empresa é o dono, até o dia que ele venda, quebre ou feche, “o resto” está de passagem”. “O resto”, não no sentido pejorativo, mas incluindo  aqueles que não são os donos, mas os que fazem parte do efetivo da empresa, está de passagem.
Há algum tempo atrás conversei com um profissional com mais de 30 anos de empresa – foi seu primeiro e único emprego. Ele tinha uma linda trajetória na empresa, sempre recebendo projetos desafiadores, apresentava resultados significativos e acima de tudo tinha o reconhecimento de todos. É um Líder. Mas, como em um conto de fadas de uma hora para outra, seu encanto foi desfeito. E de uma hora para outra entenda como um intervalo de quase 48 horas, depois de uma decisão tomada. Errada? Não sei.  Qual a certeza que tomamos a decisão certa até termos o resultado que esperávamos? No seu caso o resultado não foi o esperado, e olhe que as condições e elementos internos e externos não dependiam diretamente da sua influência, ou seja, ainda havia o fator sorte (ambiente externo e terceiros sem influência direta).
E nós gestores e líderes somos os tomadores de decisão. Na hora que alguns se calam, os líderes tem que tomar um rumo e decidir. Todos sofrem com as consequências: positivas ou não. Mas, as decisões têm que ser tomadas. E por alguém.
E o que mais me chocou – sim senhores, eu ainda me choco com muitas coisas – foi o completo abandono que este profissional recebeu do seu único e, por parte dele, fiel empregador; foi uma decisão de ser demitido sem ao menos haver uma explicação plausível e justificável para ele. Sua trajetória vitoriosa foi esquecida simplesmente por uma tarde de resultados ruins. Passados ainda alguns dias ele está se recuperando, mas ainda sente essa puxada de tapete. E eu também. E ele não foi o primeiro nem o último a ter este momento. Já conheci vários. E outros ainda virão!
E sem haver nenhum problema quanto a confiança e ética na sua trajetória na empresa, enquanto ele tinha uma das conversas mais sérias e importantes da sua vida, ao mesmo tempo seus acessos à rede, notebook e crachá eram bloqueados; e não ficaram apenas limitados, mas totalmente impossibilitados dentro da Organização e ao final da mesma reunião foi solicitada a devolução do seu smartphone e do carro. Esse cenário e o clima de desconfiança, neste caso injustificável, é pior do que o fato da demissão em si.
Damos uma vida, com sacrifícios pessoais e familiares, para depois de uma decisão, mesmo sendo o protocolo da empresa, ser tratado como um “suspeito”  ou “bode expiatório” de algo. E o respeito, e a dignidade perante um profissional que dedicou a sua vida à empresa de outro(s)? Sou um defensor de procedimentos e regras, mas sempre vão existir exceções e casos específicos que não podemos tratar como um padrão. Ainda mais para aqueles que se dedicaram uma vida pela Organização.
Lembrei-me do filme Uma Linda Mulher, clássico e romântico filme, onde Edward (Richard Gere) encontra com Vivian (Julia Roberts) e desse encontro há a mudança na vida dos dois. Um simples programa com uma “garota de programa” acaba em uma relação de amor e respeito. Confesso agora que não lembro se ela recebeu cachê pelo programa. Mas, a metáfora que quero fazer é a de que infelizmente alguns “profissionais” não terão a hombridade suficiente de reconhecer a capacidade e a possibilidade de se apaixonar por uma profissional do sexo. Simplesmente pagarão pelo programa e cada um seguirá a sua vida. No competitivo mundo corporativo em alguns momentos o “romântico” se frustrará. E a sua trajetória profissional não passará de um “programa”.
Hoje no happy hour, mesmo após alguns drinks, pense que para alguém você pode ser uma Vivian, mas que não assumirá a relação e nem a dignificará na mesma proporcionalidade que você. A vida é sua, assuma as suas decisões e defina as suas prioridades.
Um grande abraço, sucesso e nunca desista dos seus sonhos.

Obs.: meus artigos são divulgados simultaneamente no site Gente & Mercado (http://www.genteemercado.com.br/um-dia-voce-sera-descartado-2/) e no Jornal Tribuna da Bahia, quinzenalmente às sextas-feiras.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013




DIGNIDADE!

Estava esta semana revisando um material para uma palestra que dei, e me deparei com essa palavra: DIGNIDADE. Fui dar uma pesquisada na sua definição e o que encontrei no Dr. Google de forma resumida foi:” nome feminino, 1.título ou cargo que confere  a alguém uma posição elevada; cargo honorífico;honraria, 2.qualidade moral que infunde respeito; respeitabilidade; autoridade moral; 3.decência; gravidade; 4.modo digno de proceder; atitude nobre; nobreza; 5.grandeza; 6.consciência do próprio valor;pundonor. Dignidade Humana: valor particular que tem todo o homem como homem, isto é, como ser racional e livre, como pessoa. Moral da dignidade humana: doutrina segundo a qual o princípio ético fundamental é o respeito da pessoa humana em si mesma e nos outros”.

Tenho, acredito que por trabalhar também fazendo planejamento estratégico, o hábito de buscar e estudar nas empresas a sua Filosofia: Missão – Visão – Valores. E fazendo uma rápida busca no meu HD interno (cérebro e lembranças) confesso que não me recordo de nenhuma que mencione em seus valores a palavra DIGNIDADE. Ela até está em outras similares, mas sem o peso desta responsabilidade.

E gostaria que você analisasse na sua forma de gerir pessoas alguns pontos e verificasse se você trata o outro com a dignidade que ele merece.

Escuta Empática: você tem tido a paciência e acima de tudo o respeito de ouvir o outro? Não aquela audição automática, onde nem no olho você olha, mas aquela onde você consegue interagir e acima de tudo descobrir o que está por trás de uma fala. Não a mensagem explícita, mas a mensagem subjetiva, a necessidade de compartilhar uma dificuldade e/ou frustração. Tendo e dando tempo para que o outro se abra e acima de tudo seja respeitado e compreendido.

Compartilhamento das metas e objetivos: ao definir as metas e acima de tudo os prazos de entrega, você compartilha e ouve o outro lado?  Ou simplesmente diz que tem que ser entregue e pronto? Que comprometimento o outro vai ter e acima de tudo que condição de realização e satisfação vou proporcionar ao subordinado, quando simplesmente estabeleço métricas e ele que se vire para entregar,  fazendo-o estar no limite máximo do stress e pressão? É saudável?

Liderança: a liderança para alguns é um dom nato, mas ela pode ser desenvolvida e treinada. Tenha profissionais com liderança que seus problemas podem diminuir e muito. E aqui liderança no sentido de autonomia e capacidade de resolver problemas e não se livrar deles. Liderança não restrita ao comando de indivíduos, mas em processos e estratégia também.

Liberdade de se expressar: as pessoas aprendem a se desenvolver mais quando percebem que a sua dignidade está sendo respeitada e acima de tudo entendem o por que das coisas. Não necessariamente compartilhar informações estratégicas, mas ter a paciência e acima de tudo a confiança entre as partes envolvidas, da importância de cada um no processo e no resultado final. Garanto que os treinamentos serão bem mais proveitosos e ricos para as partes.

Apesar de estarmos em uma democracia, sem escravidão, ainda nos comportamos como em épocas medievais e coloniais no que se refere a gestão de pessoas e seu comprometimento. Não vai ser por causa da troca de um “prato de comida” (remuneração) que terei a sua fidelidade e acima de tudo a certeza de que receberei esforços adicionais para a entrega. O que garante é o respeito e entendimento à dignidade do outro.

E hoje no happy hour, não se acanhe em ajudar o garçom a ajeitar a sua mesa nem tampouco conversar com ele. Pode ser, e digo que com toda a certeza você terá um atendimento diferenciado.


Um grande abraço, sucesso e nunca desista dos seus sonhos.

Obs.:  meus artigos são divulgados quinzenalmente às sextas feiras no site Gente & Mercado (http://www.genteemercado.com.br/voce-trata-o-outro-com-a-dignidade-que-ele-merece/) e no Jornal Tribuna da Bahia.