Biografia

Coach, headhunter, consultor empresarial, conselheiro profissional e planejador de carreiras. Marcio Lopes é Sócio-Diretor da ORGANIZA, empresa de Consultoria de Gestão Empresarial dedicada à realização de Projetos nas áreas de Contratação de executivos, Gestão Empresarial e Desenvolvimento de Recursos Humanos; Sócio da Paulo Lopes Desenvolvimento Pessoal e Empresarial empresa focada em Coaching, Planejamento de Carreira e Palestras.

Cursou Licenciatura Plena em Educação Física na UCSAL, onde trancou, mas trouxe consigo grandes ensinamentos da área pedagogica esportiva.

Graduou-se em Administração de Empresas pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, onde também concluio sua pós-graduação em Gestão. Obteve a Formação e Certificação Internacional de Coaching Integrado pelo ICI - Integrated Coaching Institute.

Exerceu atividades profissionais nas empresas: Procter e Gamble, Cibahia, Hotel Le Meridium, Hotel Sofitel Quatro Rodas e no Banco do Brasil.

Participou do quadro Carreira e Oportunidades da TV Bandeirantes e como convidado para entrevistas em diversos meios de comunicação. Colunista do site Gente & Mercado e do Jornal Tribuna da Bahia. Convidado em diversos meios de comunicação para falar sobre carreira e mercado de trabalho.

Atualmente é o colunista da coluna Mercado e Oportunidades, na Bandnews. A coluna Mercado e Oportunidades é exibida semanalmente ao vivo todas as quartas-feiras entre 09:40 h e 10:00 h, com repetição ao longo da programação.

Responsável pelo módulo Planejamento de Vida & Carreira, junto à UNIFACS- LAUREAT, para todos os alunos da Pós-Graduação desta entidade na Bahia.
 
Possui sólida experiência na concepção, desenvolvimento e implantação da área de Recursos Humanos, Custos e Financeira, Programas de Desenvolvimento Organizacional e em Modelos de Gestão. Coordenação de Planejamento Estratégico em empresas industriais e em serviços do setor público e comercial.
 
Forte know-how em técnicas de entrevistas, abordagem profissional e elaboração de currículo, atuando de maneira expressiva na área de Seleção de Executivos e na realização de Programas de Desenvolvimento de Lideranças. Conhecimentos de Clima Organizacional, Avaliação de Desempenho 360º, Pesquisas Organizacionais, Estruturação de Controles Internos e Plano de Cargos e Salários.