sexta-feira, 27 de julho de 2012


O PODER DO ESPELHO

Qual ferramenta, técnica, livro, curso, enfim um gestor pode fazer uso para melhorar o desempenho e performance da sua equipe ? Pergunta clássica para uma resposta de uma simplicidade profunda: um espelho!
É impressionante como as pessoas não se dão conta do poder simples e mágico da reciprocidade e dos exemplos que podem alterar comportamentos e desempenhos, seja no aspecto corporativo e/ou pessoal.
Vejo Organizações consumirem volumes vultuosos de recursos, tempo e tudo que estiver ao alcance imediato ou a prazo, tentando fazer com que a "turba" receba ferramentas em treinamentos e programas de desenvolvimento para a sua equipe, tanto no nível operacional , tático e estratégico. Ressalto que eles trazem e agregam valor, mas são valores com tempos limitados e de forma forçada. As mudanças acontecem quando os valores e hábitos são reconhecidos e incorporados ao seu dia a dia como uma verdade.
Como podemos dar o exemplo a uma geração de crianças que serão adultos em um pouco espaço de tempo do perigo e do mal que o álcool - nossa droga ilícita mais lícita - faz, se levamos nossos filhos a bares e restaurantes que "agregam" valor ao espaço com brinquedotecas e parquinhos dentro deles? A mensagem é simples: filhote vai brincando ai que papai e mamãe vão" tomar umas", ficaremos meio "altinhos", mas, vamos dirigir para casa e falar ao telefone celular - isso pode, pois é normal! Normal o que cara pálida?
Como um gestor pode exigir certos comportamentos e mudanças da sua equipe se ele mesmo não consegue fazer com ele. Como exigir que seu funcionário trate seu cliente como um rei, se o tratamento e condição que a empresa / gestor oferece é de um carrasco em uma masmorra medieval?
Percebo gestores que não conversam com seus liderados, não acompanham seus dramas e acima de tudo não compactuam com seus sonhos e desejos. Como motivar um profissional do qual não temos essas informações e cumplicidade?
Deixe o quesito vaidade de lado e compre ou coloque um grande espelho à sua frente. Veja as suas reações durante as mais diversas situações e se analise como está o seu comportamento. Pois é isso que será replicado na hierarquia abaixo dentro da sua Organização. E olhe que um espelho é uma "ferramenta" das mais baratas que existem.
As Organizações mais maduras, não no quesito idade, mas na Cultura Organizacional usam um instrumento muito poderoso e perigoso (se não for bem dominada a sua técnica) que é a avaliação 360º. Ela reflete as percepções que todos os envolvidos e ligados diretamente a você tem. Se a sua empresa não realiza formalmente, faça o exercício informal e perceba como os outros o vêem. Se você assimilar que você é o que falam de você, começará a perceber a importância do que e como você reflete aos que estão à sua volta e o impacto que isso tem nos resultados, sejam pessoais ou empresariais.
As mudanças de qualquer cultura e organização não são aquelas trazidas de fora para dentro. Não existem modelos mágicos de consultoria ou solução. As mudanças primeiro tem que acontecer conosco e temos que ter a capacidade e discernimento de percebermos que é o indivíduo que faz a diferença.
Bom final de semana e hoje no happy hour, tome o seu drink de frente para um espelho e analise como foi a sua semana. O seu semblante se mostrará de que forma?

Obs.: Meus artigos têem vinculação simultânea no site Gente & Mercado ( http://genteemercado.com.br/o-poder-do-espelho/) e no Jornal Tribuna da Bahia ( http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=123047). 

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