sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Artigo - UM CEO NA POLÍTICA




         UM CEO NA POLÍTICA

Semana passada, tive uma reunião marcada em Brasília, nossa Capital Federal. Devido a uma agenda complicada da véspera e a incrível diversidade (para não dizer o contrário) das opções de vôos tive que pegar um logo de madrugada, ou seja, quase não dormi. Quando vou procurar meu assento, vejo que o mesmo já estava com uma pessoa sentada. Uma breve conversa resolve tudo e termino ficando no meio de duas pessoas, pois a terceira veio logo em seguida.

Nos apresentamos de maneira informal, somente pelos nomes e começamos a conversar sobre amenidades. No meio da conversa surge a apresentação formal, e para meu espanto, pois confesso que o sono ainda me assolava, na fileira H estavam: eu, este humilde Headhunter, na minha esquerda nosso Prefeito e na minha direita nosso Governador. Não me perguntem por que eles estavam indo em vôo comercial, isso é com a assessoria deles. Eu vou acreditar que era para economizarem e experimentarem os nossos aeroportos para a próxima Copa.

Ao saberem o que eu faço: caço executivos, para minha surpresa me pedem uma proposta para a contratação de profissionais para ocuparem algumas das suas Secretarias de Governo. De pronto eu aceitei e começamos ali a traçar o perfil, que guardadas as devidas particularidades e planos de ações específicos, tinham uma certa semelhança:

Profissional muito bem preparado no que se refere a sua formação técnica e acadêmica. Tinha que ter passado por instituições de ensino respeitadas e reconhecidas. Ter tido um histórico acadêmico interessante. Fluente em uma língua estrangeira, no mínimo inglês ou espanhol. Ser uma figura idônea e respeitada, não só pelo seu histórico profissional quanto a sua imagem perante a sociedade. Uma estrutura familiar estável.

Sua trajetória profissional deveria ter sido em um crescente de desafios com resultados quantitativos e qualitativos substanciais. Passagem por empresas líderes e referência em algum segmento seria desejável. Ter liderado processos de mudanças e enfrentado cenários agressivos diversos. Vivenciado um nível de Governança em Gestão bastante maduro, e aí pode incluir empresas de Capital Aberto em bolsa de valores.

Estarem acostumados a serem líderes educadores, formadores de equipes, terem deixado sucessores por onde passaram, serem motivados pelo associativismo e acima de tudo pelo coletivo. Não serem centralizadores e acima de tudo antenados com as melhores técnicas de gestão. Não serem soberbos, mas buscarem benchmarketing para referências no mercado. Estimulem a inovação e acima de tudo terem a capacidade de colocar a mão na massa, quando necessário, não sempre, pois são estrategistas. 
Disponibilidade para longas jornadas e sacrifícios. Corajosos e acima de tudo coerentes entre o discurso e a ação. Cobradores de resultados da sua equipe.

Sua remuneração terá um valor fixo de mercado e compatível com as principais empresas de mercado, mas seus resultados, após criteriosas avaliações de auditorias externas e garantias jurídicas que não ocorrerão grandes passivos futuros para a Secretária (Governo), receberá um bônus de mercado condizente com a posição e responsabilidade que ocupa, bem como pelos resultados gerados.

Enfim, eles querem e precisam de CEO´s! Para aqueles que não conhecem CEO = Chief Executive Officer = ao cara que manda.

E aí ouço uma voz e um toque no ombro: “Marcio quer café? Já são duas horas, daqui a pouco tem uma entrevista”. Acordo no susto - era Maria nossa Secretária, me acordando após uma breve cochilada após o almoço.

Compartilhando com vocês, já fui mais romântico e otimista. A vida e a maturidade me deixaram um romântico realista. Mas, confesso que me animei com alguns nomes que um dos meus vizinhos de poltrona nomeou. E torço para o dia que o desafio de encontrar CEO para a Política seja dado a mim. Pois, Secretários de Governos são sim CEO´s de Unidades de Negócio e nós somos os acionistas. Temos que nos comportar como e cobrar. Salvador e Bahia eu amo vocês acima de tudo!

Hoje no happy hour enquanto o garçom demora para lhe servir alguma coisa, procure através do seu tablet ou smartphone algum site onde possa acompanhar os relatórios gerenciais e ações dos nossos Secretários. Acionistas derrubam Presidentes!
Um grande abraço, sucesso e nunca desista dos seus sonhos.

Meus artigos têem vinculação simultânea no site Gente & Mercado (www.genteemercado.com.br) e no Jornal Tribuna da Bahia, quinzenalmente às sextas-feiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu interesse e participação. Você e seus comentários são muito importantes para meu desenvolvimento, bem como para ter um feedback real e sincero das minhas percepções.