Montando seu cardápio
Começo o artigo afirmando que sei fritar um ovo muito bem e esquentar comida pronta melhor ainda, ou seja, na cozinha sou um zero à esquerda, enfim sou bom de garfo (rs.). Porém, vou aqui dar uma grande ajuda na montagem do seu cardápio profissional. O que é um cardápio? Nada mais do que um folder ou uma carta apresentando o que o restaurante oferece ao seu cliente e o valor daquela refeição. Podemos como todos sabem encontrar os restaurantes especializados, os à La Carte, os à quilo, os pratos feitos, enfim uma diversidade grande de opções tanto de gosto quanto de preço. Você para, pensa o que quer comer e vai atrás de saciar este desejo; ou pode não ter nenhuma idéia do que quer e ser surpreendido por uma experiência sensitiva única, que até hoje quando lembra, pode lhe dar água na boca ou ... naúseas.
Quando trabalho com meus clientes, auxiliando profissionais a fazerem seu Planejamento de Carreira, sempre exercito esta metáfora com relação a restaurante e cardápio. O que ele quer para sua carreira? Que tipo de prato irá servir? Que tipo de restaurante ele deseja ser? Que tipo de cliente quer ter? Isso vai fazer toda a diferença, seja na sua preparação, atividades do dia a dia ou na remuneração que receberá. E é bom reforçar que sempre haverá espaço para todos os tipos de profissionais - afinal cada um tem um “paladar” único e tem mercado para tudo! Qual será o seu foco? Por isso vamos ao lado prático:
Reserve um espaço e um tempo para algumas sentadas e refletidas. No primeiro momento elenque tudo o que você sabe fazer e já fez. Pode ser um conhecimento técnico, uma habilidade e até mesmo atitudes que você ache importante e relevante. Não tenha pressa nem queira se enganar, este momento é muito importante para seu planejamento. Se não sabe pergunte a seus amigos, clientes, familiares, filhos, fornecedores, enfim aos nossos velhos e conhecidos stakeholders. Liste seus principais resultados e veja se eles foram gerados pelo seu CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude); vá e volte algumas vezes, sem pressa. Mas, com o maior cuidado e sinceridade com você mesmo(a).
Depois faça um filtro e veja quais são realmente aqueles que você mais gosta de fazer, exercitar, que tem reconhecimento e que definitivamente geraram resultados. Utilize como ajuda e apoio uma matriz SWOT. Critique esses itens analisando as Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) e veja o que realmente fica de importante de acordo com o(s) cenário(s) percebidos por você. Não adianta querer montar uma churrascaria em uma comunidade vegetariana. O domínio e a sua habilidade em trabalhar com essa ferramenta pode ter certeza que é um diferencial competitivo no mercado.
Analise a sua capacidade de gerar resultados, sua atual necessidade e quanto o mercado está disposto a pagar para ter o prazer de ser saciado pelo seu profissionalismo e suas competências. Pronto, a partir daí já podemos começar a construir o seu cardápio pessoal e profissional. E começar a se diferenciar no mercado. O grande problema é que os profissionais não sabem que cardápio montar e que restaurantes querem ser. Pense com você mesmo: quando quer ter aquela sensação de dar água na boca e a certeza de que o prato lhe dará, em que restaurante você vai? Vai ao especializado ou ao genérico? Com toda a certeza vai ao melhor, mesmo sabendo que irá pagar mais caro.
E esse é um dos grandes bloqueios e entraves para uma carreira com performance acima da linha da mediocridade. O profissional tem que ter foco e definir em que mercado vai atuar. Mudar de acordo com a moda e/ou a estação do ano não lhe levará ao reconhecimento e valorização do mercado. O profissional com performance e diferenciado no mercado tem que ter foco, persistência, uma dose de teimosia e a habilidade de conseguir misturar ingredientes que às vezes nem o mercado conhecia, mas que garantem um resultado que será lembrado como uma experiência marcante. Outra dica é não ficar mudando muito, mas estar atento a pequenos detalhes que podem fazer uma grande diferença, não só no paladar, mas na apresentação também.
Bom final de semana e hoje no happy hour preste atenção ao cardápio e qual é a especialidade da casa, experimente ou peça com a certeza de que será bem aproveitada.
Obs: artigo divulgado no site Gente & Mercado (www.genteemercado.com.br) e no Jornal Tribuna da Bahia (www.tribunadabahia.com.br)
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