quinta-feira, 12 de abril de 2012

Bebê, Criança, Adolescente e Adulto

Bebê, Criança, Adolescente e Adulto

O ciclo da vida se repete, ou deveria se repetir também dentro das Organizações. O não seguimento deste ciclo, traz fortes possibilidades de traumas e a possibilidade de uma maturidade não tão saudável. Não vou aqui finalizar com a morte, mas com a chegada e continuidade da maturidade.

Quando você for contratado para ser membro de uma Organização, independente da sua relação como empregado, prestador de serviço, fornecedor, consultor, enfim  o que seja, tenha  muita atenção e sensibilidade para perceber em que momento a Organização se encontra com relação ao sistema de Gestão e Governança Corporativa e como será a sua leitura deste momento, bem como a execução da atividade para a qual foi contratado e que soluções serão dadas e/ou sugeridas.

O que percebo ao longo dos inúmeros projetos que conduzo, seja de seleção de executivos, consultoria ou coach  é que o sucesso desses projetos depende de forma direta da leitura que fazemos de que momento deste ciclo se encontra o nosso cliente. E o detalhe é que não existe necessariamente uma ordem cronológica ou de tempo no mercado, mas sim para aquele determinado assunto e tema a ser tratado. Ele pode estar em uma fase adulta para um determinado aspecto, mas para um outro ainda engatinhando.

Na fase bebê, ele nem sabe o que é melhor para ele. Chora por fome e sono e você tem que estar muito atento para suprir estas necessidades. Não adianta querer dialogar, nem ter respostas para estímulos dados, você tem que garantir a sobrevivência dele para chegar à fase seguinte.

Como criança, ele ainda não é auto suficiente, mas já sabe falar o que gosta e como se sente, fica um pouco  mais fácil, ou não, o lidar com ele. Embora muitas coisas tenham que ser feitas sem que ele concorde em um primeiro momento, a negociação é intensa, pois são necessárias para chegar para a próxima fase.

Chegando a adolescência, ai está o momento e a hora da verdade, pois se você construiu uma base sólida de confiança e respeito, os impactos serão menores, mas ainda existirão os conflitos, pois ele acredita que já é independente e que domina o mundo. Não precisa de você. Se não conseguir entrar no trilho correto, a fase seguinte está seriamente ameaçada de não ser incorporada e/ou atingida.

O adulto, teoricamente, é aquele momento onde as conversas são tratadas para o objetivo final em comum, as partes se respeitam e conseguem chegar juntos a uma terceira via, a via do entendimento e do mútuo beneficio.

Mas o que acontece quando não vemos ou percebemos estes momentos, é termos um assunto a tratar, questão a decidir  e estarmos em diferentes momentos da maturidade organizacional. Ou seja, geraremos conflitos e não resultados. Essas fases não são explícitas nem facilmente reconhecidas pelas partes. Sim, isso mesmo, pelas partes,  pois você também tem que reconhecer em que ciclo você está, ou pensa que já é um adulto em todos os momentos e para todos os assuntos ?

Por isso que a grande maioria dos profissionais, e bons profissionais peca em determinados momentos e projetos. Um dos grandes diferenciais dos grandes gestores e líderes é exatamente a capacidade de uma rápida leitura e interpretação desses momentos e a efetiva abordagem que deverá ser dada.

Bom final de semana e hoje no happy hour curta o momento, pois ele é passageiro e instável.

Obs: os artigos tem vinculação simultânea com o site Gente & Mercado (http://genteemercado.com.br/o-ciclo-da-vida-se-repete-na-empresa/) e o Jornal Tribuna da Bahia (www.tribunadabahia.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu interesse e participação. Você e seus comentários são muito importantes para meu desenvolvimento, bem como para ter um feedback real e sincero das minhas percepções.