terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

APÓS O CARNAVAL, SUA PROMOÇÃO !

Apesar de alguns acharem que o ano começa agora, eu já venho dizendo que esta realidade mudou e a velocidade do início do ano é outra. E agora também é um período de movimentações nas Organizações. Os resultados e performance do ano anterior já foram avaliados e o Planejamento Estratégico revisado.

Sua performance foi acima da esperada, e aí surge o convite para uma promoção. Não importa se pela saída de outro profissional ou pelo seu merecimento, mas surgiu a oportunidade. Essa promoção / movimentação pode ser Horizontal onde você assumirá uma nova área, mas no mesmo cargo ou Vertical quando você assume um nível hierárquico maior.

Mas, se surgiu a oportunidade para você, é pelo seu merecimento, reconhecimento da sua capacidade; e acima de tudo pela confiança que a Organização deposita em você.

E aí é importante que o Líder atual (Superior imediato) faça este convite da forma mais elegante e marcante possível, para que o nível de motivação já se inicie em alta, não parecendo que o convite é uma intimação: ou aceita ou sai. Esse momento mexe com o profissional, embora esse risco de não aceitar ocorra. Sobre esta negativa irei mencionar em outro momento.

A Organização tem que ter a certeza de que o Líder imediato está preparado para este momento, pois ele pode colocar tudo a perder se não fizer uma condução / transição correta. Caso não se tenha a certeza disso é importante que ele seja preparado ou alguém capacidado da área de Recursos Humanos o acompanhe.

A promoção tem que ser valorizada. Esse rito de passagem tem que ser de reconhecimento e um estímulo para todos os outros profissionais da Organização, pois é um momento marcante para todos os envolvidos: para o Profissional que tem o seu reconhecimento, para a Organização porque encontrou talento interno para assumir esta posição, para o Líder que identificou e preparou este talento, para os Colaboradores, pois vêem que podem ser reconhecidos pelo seu merecimento.Perguntas do tipo vão surgir e devem estar claras as justificativas:  

- Por que ele e não eu? Eu também serei promovido?

E ao aceitar a nova posição, novos desafios e responsabilidades surgirão e alguns cuidados devem ser considerados pelas partes envolvidas, dentre outros podemos citar:

Pela Organização:
·        Acompanhar de perto essa transição para diminuir eventuais desgastes e perdas de performance da equipe ;
·         Comunicar ao mesmo tempo a toda a empresa, a fim de evitar ruídos;
·         Ter um mentor/coach para o Profissional promovido durante os meses iniciais;
·         Paciência para aguardar os resultados que podem não vir imediatamente;
·         Já ter escolhido o substituto do promovido e fazer o mesmo processo;
·         Comunicar os stakholders envolvidos;

Pelo Profissional:
·         Entender bem quais são as suas novas responsabilidades, desafios e resultados esperados. Humildade para tirar todas as dúvidas;
·         Negociar com o Líder o que vai precisar para atingir esses resultados. Não prometer o que não vai conseguir cumprir;
·         Ter muito cuidado e sensibilidade perante a atual ou nova equipe, a postura deverá ser diferente;
·         Ter paciência e cumplicidade para tirar as dúvidas do Profissional que assumir sua antiga posição;
·         Ser sempre profissional e justo;

E no happy hour de hoje comemore e muito este momento. Se não for o seu, mas o momento de um colega/amigo tudo bem, o seu chegará! E espero que em breve. Nunca desista dos seus sonhos!



Obs.: Meus artigos têem vinculação simultânea no site Gente & Mercado (http://www.genteemercado.com.br/apos-o-carnaval-sua-promocao/)e no Jornal Tribuna da Bahia, quinzenalmente. Você pode consultar os sites das empresas que sou sócio e atuo: Organiza Consultoria de Gestão Empresarial (www.organiza-ba.com.br) e a Paulo Lopes Desenvolvimento Pessoal e Empresarial (www.paulolopesdpe.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu interesse e participação. Você e seus comentários são muito importantes para meu desenvolvimento, bem como para ter um feedback real e sincero das minhas percepções.