sexta-feira, 25 de julho de 2014

UMA NOITE DE SILÊNCIO

UMA NOITE DE SILÊNCIO

Se eu pedir para você me falar qual seria o seu carro dos sonhos ? Seu destino de viagem mágico ? Sua casa imaginada ? O que faria se ganhasse na mega sena acumulada ? Todos temos uma resposta ou um sonho. Mesmo que distante ou ainda embaçado pela falta de objetividade ou até mesmo por achar impossível de realizar, mas mesmo assim temos sempre algo em mente.

Todo profissional de marketing sonha em fazer uma campanha mágica que marque toda uma vida. Seja de sutã (Valisere) ou de chuveiro (Duchas Corona). Todo empreendedor sonha em oferecer um produto mágico que encante a todos e assegure uma confiança a ele. Alguém ai pode me dizer alguma coisa realmente ruim da Nestlé? Mas, poucos conseguem. Ou conseguem por um período e depois sucumbem.

Costumo sempre perguntar em projetos de Coaching, aos profissionais que auxilio,  onde seria a empresa dos sonhos, aquela que você gostaria de trabalhar, aquele que valeria a pena dedicar ou até mesmo entregar uma parte da sua energia vital para passar preciosas horas do seu dia/vida. E confesso que ainda me impressiona o número de respostas, seguramente mais de 80% dizem a mesma coisa. A mesma companhia.

Admiram a sua trajetória, a sua cultura e acima de tudo algumas características que seu fundador e hoje os que estão nela pregam. Tais como: valorização da sua capacidade técnica, busca por tecnologias de qualquer espécie, autonomia sob o que está responsável, reconhecimento profissional-pessoal-financeiro, constante desafios, um ambiente de meritocracia e com possibilidades de movimentações (horizontais e verticais). Também é um fato que não é um mar de rosas, nem um ambiente bucólico. É um ambiente agressivo sim, agressivo e competitivo como o mundo que vivemos e que é da natureza do homem.
Sabe qual é essa empresa? Sim, é a Odebrecht ! E esta semana perdemos o seu maior exemplo, a sua referência viva e acima de tudo um ícone do empresariado global. Sim, Norberto Odebrecht conseguiu expandir a sua TEO (tecnologia) para os quatro cantos do mundo.

Em um livro dele, me lembro da uma passagem que ele menciona que o empresário tem uma missão. Tem que equilibrar o lado mercenário (lucro) e o messiânico (sonho) e trazer pessoas juntas e alinhadas neste projeto. E sempre se preocupar com a educação, a formação de pessoas e lideres.
Interessante, esta semana, nas redes sociais e nas rodas de amigos, empresários, as pessoas comentarem que mesmo aqueles que não se relacionaram e viveram diretamente com ele, mas que trocaram um simples bom dia, fizeram questão de mencionar que trocaram um simples bom dia. O quanto devem em termos pessoais e profissionais a sua passagem pela Odebrecht.


E hoje troque o happy hour, fique um pouco mais instrospecto, pesquise um pouco mais sobre a trajetória deste exemplo e assimile as lições bem dadas. Até mesmo por que você pode estar saboreando algum produto vindo desta organização. Ao pesquisar você vai encontrar os livros: - De que Necessitamos – Pontos de Referência – o Essencial em Pontos de Referência – Sobrevivar, Crescer e Perpetuar – Educação pelo Trabalho – Influenciar e Ser Influenciado. Espere antes de decidir a sua próxima especialização ou dedicação de tempo e “devore” todos esses exemplares. Você será um melhor profissional e cidadão. E não faça um minuto, mas uma noite se silêncio em homenagem a essa figura. Vá em paz Norberto. 

Um grande abraço, sucesso e nunca desista dos seus sonhos.



Obs.: meus artigos são divulgados quinzenalmente às sextas-feiras no site Gente & Mercado (http://www.genteemercado.com.br/uma-noite-de-silencio/) e no Jornal Tribuna da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu interesse e participação. Você e seus comentários são muito importantes para meu desenvolvimento, bem como para ter um feedback real e sincero das minhas percepções.