UMA NOITE DE
SILÊNCIO
Se
eu pedir para você me falar qual seria o seu carro dos sonhos ? Seu destino de
viagem mágico ? Sua casa imaginada ? O que faria se ganhasse na mega sena
acumulada ? Todos temos uma resposta ou um sonho. Mesmo que distante ou ainda embaçado
pela falta de objetividade ou até mesmo por achar impossível de realizar, mas
mesmo assim temos sempre algo em mente.
Todo
profissional de marketing sonha em fazer uma campanha mágica que marque toda
uma vida. Seja de sutã (Valisere) ou de chuveiro (Duchas Corona). Todo
empreendedor sonha em oferecer um produto mágico que encante a todos e assegure
uma confiança a ele. Alguém ai pode me dizer alguma coisa realmente ruim da
Nestlé? Mas, poucos conseguem. Ou conseguem por um período e depois sucumbem.
Costumo
sempre perguntar em projetos de Coaching, aos profissionais que auxilio, onde seria a empresa dos sonhos, aquela que
você gostaria de trabalhar, aquele que valeria a pena dedicar ou até mesmo
entregar uma parte da sua energia vital para passar preciosas horas do seu
dia/vida. E confesso que ainda me impressiona o número de respostas,
seguramente mais de 80% dizem a mesma coisa. A mesma companhia.
Admiram
a sua trajetória, a sua cultura e acima de tudo algumas características que seu
fundador e hoje os que estão nela pregam. Tais como: valorização da sua
capacidade técnica, busca por tecnologias de qualquer espécie, autonomia sob o
que está responsável, reconhecimento profissional-pessoal-financeiro, constante
desafios, um ambiente de meritocracia e com possibilidades de movimentações
(horizontais e verticais). Também é um fato que não é um mar de rosas, nem um
ambiente bucólico. É um ambiente agressivo sim, agressivo e competitivo como o
mundo que vivemos e que é da natureza do homem.
Sabe
qual é essa empresa? Sim, é a Odebrecht ! E esta semana perdemos o seu maior
exemplo, a sua referência viva e acima de tudo um ícone do empresariado global.
Sim, Norberto Odebrecht conseguiu expandir a sua TEO (tecnologia) para os
quatro cantos do mundo.
Em
um livro dele, me lembro da uma passagem que ele menciona que o empresário tem
uma missão. Tem que equilibrar o lado mercenário (lucro) e o messiânico (sonho)
e trazer pessoas juntas e alinhadas neste projeto. E sempre se preocupar com a
educação, a formação de pessoas e lideres.
Interessante,
esta semana, nas redes sociais e nas rodas de amigos, empresários, as pessoas
comentarem que mesmo aqueles que não se relacionaram e viveram diretamente com
ele, mas que trocaram um simples bom dia, fizeram questão de mencionar que
trocaram um simples bom dia. O quanto devem em termos pessoais e profissionais
a sua passagem pela Odebrecht.
E
hoje troque o happy hour, fique um pouco mais instrospecto, pesquise um pouco
mais sobre a trajetória deste exemplo e assimile as lições bem dadas. Até mesmo
por que você pode estar saboreando algum produto vindo desta organização. Ao
pesquisar você vai encontrar os livros: - De que Necessitamos – Pontos de
Referência – o Essencial em Pontos de Referência – Sobrevivar, Crescer e Perpetuar
– Educação pelo Trabalho – Influenciar e Ser Influenciado. Espere antes de
decidir a sua próxima especialização ou dedicação de tempo e “devore” todos
esses exemplares. Você será um melhor profissional e cidadão. E não faça um minuto,
mas uma noite se silêncio em homenagem a essa figura. Vá em paz Norberto.
Um
grande abraço, sucesso e nunca desista dos seus sonhos.
Obs.: meus artigos são divulgados quinzenalmente às sextas-feiras no site Gente & Mercado (http://www.genteemercado.com.br/uma-noite-de-silencio/) e no Jornal Tribuna da Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo seu interesse e participação. Você e seus comentários são muito importantes para meu desenvolvimento, bem como para ter um feedback real e sincero das minhas percepções.