quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

FINGIR DE MORTO GARANTE A SUA SOBREVIVÊNCIA?

FINGIR DE MORTO GARANTE A SUA SOBREVIVÊNCIA?

As últimas duas semanas, o Brasil, mais uma vez foi colocado no centro do mundo no que se refere ao nosso sistema carcerário. As três últimas chacinas com algumas dezenas de pessoas mortas, mutiladas , torturadas merecedoras ou não (nem vou me atrever a opinar sobre essa perspectiva), me fizeram lembrar de uma cena do filme Carandiru. A cena era a de um dos prisioneiros, no meio do massacre colocando um corpo (sem vida) sobre o seu. Os outros prisioneiros passavam por ele, os guardas passavam batidos sem nem perceber que ele estava ali e depois da confusão com tudo mais calmo ele se levanta e seguiria a sua vida ali naquele inferno. Platoon também tem uma cena assim, onde depois o soldado dá um tiro na própria perna para sair daquele outro inferno. E podemos lembrar de muitas outras cenas nessa linha.

SIM, EM ALGUNS MOMENTOS SE FINGIR DE MORTO GARANTE A SUA SOBREVIVÊNCIA!

Alguns podem dizer que isso é coisa de covarde, pois não enfrenta de frente o perigo e seus medos. Que deixou seus companheiros morrerem no seu lugar. Que não teve a hombridade e fidelidade. Que não quis se expor. Não se posiciona firme para determinada situação de enfrentamento. Isso te lembra algo ou alguém em algum momento? Para mim sim! E em muitos momentos.

MAS, SE FINGIR DE MORTO É BOM PARA QUEM?

Nos grupos e organizações, e podem olhar para o lado ou se lembrarem por onde passaram, os mais jovens dirão que leram isso um dia, você vai fácil identificar quem já se passou de morto em determinada situação pessoal e/ou corporativa para não se expor ou simplesmente morrer ali. Naquele hora ser “fuzilado”por algum inimigo ou até mesmo o temido “fogo amigo”.

Em alguns momentos o mercado exige um gestor com uma liderança firme. Profissionais que se posicionem nas suas opiniões. Que assumam risco. Empresários querem ser admirados pelos seus feitos. Mas, esses mesmos que estimulam tudo isso, na sua grande maioria das vezes se faz de morto num momento crítico e delicado. Uma simples ausência ou se calar em determinada reunião é se fingir de morto num conflito. E sim, alguns serão heróis mortos. Deixando para trás famílias e negócios pelo simples fato de se posicionarem e não contarem com o apoio de alguém num momento crucial.

REFORÇANDO QUE É UM MORTO METAFÓRICO!

No nosso atual cenário político-econômico-social-religioso o que mais estamos vendo, sentindo são aqueles que estão se fingindo de morto ou esperando algum “herói” colocar a cabeça para fora da trincheira para saber o que vem do outro lado. Nas organizações acontece a mesma coisa. Já se lembrou de quantos até agora com essa postura?

Não vou aqui dizer que o certo é ser um héroi morto ou ficar fingindo de morto esperando o inimigo passar. Pois, garanto que todos nós já passamos ou vamos passar pelas duas situações. E qual é a melhor? Quem sabe é você. Eu mesmo já perdi e ganhei amizades, inimizades, negócios, clientes por ter tomado as duas posições. Mas, aqui eu confesso uma coisa: fui criado lendo revistinhas de super- heróis na época em que os heróis tinham mais qualidades do que defeitos, e sempre se posicionaram. Se fiz certo ou errado? Para mim eu fiz certo, para algumas pessoas próximas eu fiz errado. Eu defendo sempre o ambiente onde as opiniões e perspectivas devem e podem ser colocadas, até mesmo porque eu sempre penso e me coloco como dono da empresa que estive como funcionário ou clientes que prestei serviço.

Porém, hoje em dia o que eu mais vejo são profissionais ausentes em posicionamento e postura e que vão morrer do mesmo jeito, pois faltarão “corpos” para colocarem por cima e encobrir aqueles que querem sobreviver.  Por isso a importância de você definir a sua filosofia pessoal e profissional. Será ela baseada na sua missão , na sua visão e seus valores que te posicionarão nesse momento de morrer ou se fingir de morto.

SUA FILOSOFIA DE VIDA TE POSICIONARÁ NOS MOMENTOS DE DÚVIDA.


E se o café estiver ruim, com delicadeza, mas com sinceridade fale com quem fez. Não é o fato de você reclamar ou se posicionar diferente que fará diferença. O que fará diferença é a forma e como você diz. Um grande abraço, sempre em frente e nunca desista dos seus sonhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu interesse e participação. Você e seus comentários são muito importantes para meu desenvolvimento, bem como para ter um feedback real e sincero das minhas percepções.