segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

ESTAGIÁRIOS - ORGANIZA

Estou buscando para trabalhar diretamente comigo:

A ORGANIZA – CONSULTORIA DE GESTÃO EMPRESARIAL (http://www.organiza-ba.com.br/organiza.php?resolu=maior ), e a MBL Agropecuária (empresa do Grupo Organiza) empresa com 37 anos de atuação no mercado, busca para a composição da sua equipe, Estagiários. Não um Estagiário qualquer, que queira somente cumprir um calendário ou uma grade curricular, mas aquele com um grande senso de responsabilidade e cabeça e atitude de dono, de empreendedor.  

Que não se satisfaz com a mediocridade e baixa performance, mas que tem um profundo traço de curiosidade, criatividade, organização e acima de tudo uma ambição saudável, que queira chegar em um patamar profissional acima do que nosso mercado oferecendo e busca. Que tenha em mente que uma empresa de serviço e projetos tem uma missão a cumprir, não somente dentro da Filosofia da empresa, mas tem que satisfazer além da expectativa os nossos clientes.

Tem que estar pronto para começar, assumir e ser cobrado por ações e responsabilidades maiores, lógico que com supervisão e orientação. Não esteja querendo um emprego ou com a mentalidade de empregado, mas sim a de um futuro executivo e/ou empreendedor. Que goste de gente, desafios, ler (e muito), estudar e acima de tudo seja curioso. 

Não querendo assustar ninguém, mas é por ai. E garanto, se quiser vai aprender e muito. Busco este DNA para atuar nas seguintes áreas:

EXECUTIVE SEARCH – 01 ESTAGIÁRIO

Apoiar os Consultores em projetos de seleção de Executivos (Diretoria, Alta e Média Gerência), acompanhando todo o ciclo do projeto, desde o contato com o cliente, levantamento do perfil, hunting no mercado, abordagens, estudos técnicos. Contatos com o mercado, digitação de relatórios e atualização de dados e informações fazem parte da sua responsabilidade.

Boa capacidade argumentativa, curiosidade e senso de organização são básicos para esta posição. Domínio de Word e Excell básico são exigidos.

Fará parte da tríade da equipe de projetos: Consultor Líder – Analista – Estagiário. O estágio será de 20 horas semanais, podendo ter a possibilidade eventualmente de atividades aos sábados ou em horários não administrativos.

Bolsa auxílio, transporte e participação nos resultados farão parte da composição deste profissional.

Prioridade para o turno da manhã e cursando a partir do 4º semestre.


CONSULTORIA & EDUCAÇÃO EXECUTIVA – 02 ESTAGIÁRIOS

Apoiar os Consultores em projetos de Consultoria e Treinamento, acompanhando todo o ciclo do projeto, desde o contato com o cliente, execução e acompanhamento dos projetos e estudos técnicos são parte da dinâmica do seu dia a dia. Contato com o mercado (prospecação), digitação de relatórios e atualização de dados e informações fazem parte da sua responsabilidade.

Boa capacidade argumentativa, curiosidade e senso de organização são básicos para esta posição. Domínio de Word, Power Point  e Excell avançado para ambos os softwares são exigidos.

Fará parte da tríade de projetos: Consultor Líder – Analista – Estagiário. O estágio será de 24 horas semanais, podendo ter a possibilidade de atividades aos sábados ou em horários não administrativos.

Bolsa auxílio, transporte e participação nos resultados farão parte da composição deste profissional.

Prioridade para o turno da manhã e cursando a partir do 4º semestre.


RELACIONAMENTO COM O MERCADO & MARKETING – 01 ESTAGIÁRIO

Apoiar à Diretoria Comercial e aos Consultores em tudo que se refere à:

·         Relacionamento com o mercado e fornecedores (material institucional);
·         Elaboração e divulgação de campanhas de marketing e vendas;
·         Gerenciamento e atualização das redes sociais, sites e material de clipagem;
·         Pesquisas diversas;
·         Montagem de apresentações diversas;
·         Gerenciar todo o material institucional;
·         Gerenciamento do CRM;
·         Apoiar os eventos institucionais, comerciais e técnicos;
·         Prospecção de mercado

Boa capacidade argumentativa, curiosidade e senso de organização são básicos para esta posição. Domínio de Word, Power Point, Corel Draw e/ou aplicativos semelhantes e redes sociais,  são exigidos. Inglês avançado será um diferencial.

O estágio será de 20 horas semanais, podendo ter a possibilidade de atividades aos sábados ou em horários não administrativos.

Bolsa auxílio, transporte e participação nos resultados farão parte da composição deste profissional.

Prioridade para o turno da tarde e cursando a partir do 4º semestre.


MBL AGROPECUÁRIA – 01 ESTAGIÁRIO

Apoiar a Diretoria no que se refere a:

·         Atuar no Setor Agropecuário (Pecuária, Cafeicultura e Consultoria);
·         Atuar nas áreas Financeira, Controle e Custos, Pessoal, Compras, Controles Zootécnicos, Comercial e Administrativa;
·         Desenvolver atividades referentes a registros, controles, planilhas, divulgação de serviços, coordenação de eventos.

O estágio será de 20 horas semanais, sendo que 01 vez ao mês terá um deslocamento para a Fazenda durante 03 dias.
Bolsa auxílio e transporte farão parte da composição deste profissional.
Prioridade para o turno da manhã.
  
Para todas as posições existe a possibilidade de efetivação! Todos estarão trabalhando diretamente com os sócios.
  
Enviar currículo para executivo@organiza-ba.com.br ; maiores informações procurar Aline no turno vespertino, 3342 3900, ramal 28.
Prazo de entrega de currículos até 17.01.2014 (sexta-feira).
Início do estágio: 03.02.2014.


sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

ARTIGO: 2014 um ano que será marcante para todos! - Site Gente & Mercado e Jornal Tribuna da Bahia

 2014 um ano que será marcante para todos!

Em um processo de construção de um Planejamento Estratégico, seja ele empresarial ou pessoal, é fundamental a análise e interpretação do que chamamos Fatores Externos. Confesso que a palavra interpretação pode nos dar margem para uma série de análises, mas isso é parte do exercício: a construção de cenários. E como eu sou um “futurólogo” interpretativo através da xícara de café com leite com Nescafé vou dar minhas visões.

Admitida a premissa de que o profissional e/ou a organização tem que adequar-se às condições ambientais (até para diminuir em alguns casos o egocentrismo), torna-se óbvia a importância da análise externa para ampliar a visão do(a) indivíduo/organização e fazer com que se compreenda com mais clareza as possibilidades pessoais e profissionais os cenários vislumbrados.

Normalmente estas possibilidades se encaixam em 4 categorias:

Fatores econômicos – inflação, salários, política cambial, política monetária, etc.;

Fatores políticos – estabilidade ou instabilidade do governo, políticas sociais, legislação, atos do governo em geral que possam ter impacto sobre o negócio/vida, exceto os de natureza econômica;

Fatores sociais – dizem respeito às atitudes, valores e hábitos cultivados pela sociedade;

Fatores tecnológicos – dizem respeito aos possíveis avanços tecnológicos que possam ter impacto sobre as atividades da empresa e sua vida.

Neste ponto, deve se fazer algumas considerações sobre estes aspectos externos com relação ao indivíduo/organização, procurando distinguí-los em OPORTUNIDADES (aspectos com impacto positivo) e AMEAÇAS (aspectos com impacto negativo).

E o que  teremos para este ano: Eleições, Copa do Mundo, inflação, crises, decepções, conquistas, realizações, surpresas....enfim....tudo a mesma coisa de sempre, nada de novidade. A única novidade será a sua postura e acima de tudo sua maturidade pessoal e profissional para encarar este ano (mais um) e conseguir enfrentá-lo com dignidade e responsabilidade.

Buscar um olhar diferente. Um olhar,  por exemplo, para o interior do Estado e as suas oportunidades. Um olhar de se responsabilizar pelos seus resultados e acima de tudo decisões tomadas. Um olhar e postura de questionar os seus direitos. Assumir que você também é cúmplice dos resultados que a sua empresa e governo  dão (positivos ou não). Mudanças que Se não por nós, mas para e pelos nossos filhos.

Aguce a sua percepção através de leituras e conversas mais profundas no que diz respeito aos aspectos mencionados anteriormente, não somente ao resultado do seu time ou à “pegação” na balada. Sejamos mais exploradores, “futucadores”  e transgressores nas coisas para melhor. Eliminar de vez a mediocridade e dependência das nossas relações e ações.

Está tudo aí a nossa frente - as oportunidades e ameaças fazem parte do jogo. Escolha viver e não somente ser um coadjuvante das coisas.

Ficou na curiosidade do Nescafé? Explico: ao fazer o café ao final, pelo menos com leite em pó Ninho, ficam umas bolinhas e manchas no café com leite, e aí eu consigo “prever” o futuro com uma margem de quase.......segredo. 

E no happy hour de hoje peça um café assim e viaje nos seus cenários e estimule e sua futurologia interpretativa.  

Um 2014 cheio de (in)certezas para nós todos.  E nunca desista dos seus sonhos!


Obs.: Meus artigos são publicados simultâneamente no site Gente & Mercado (http://www.genteemercado.com.br/2014-um-ano-que-sera-marcante-para-todos/ ) e no Jornal Tribuna da Bahia, quinzenalmente às sextas-feiras.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

ARTIGO - REVISTA FECOMÉRCIO - VOCÊ SÓ SERÁ UM EMPRESÁRIO DE SUCESSO, SE FOR UM EDUCADOR ROMÂNTICO E APAIXONADO



VOCÊ SÓ SERÁ UM EMPRESÁRIO DE SUCESSO, SE FOR UM EDUCADOR ROMÂNTICO E APAIXONADO

Rápidos flashes da uma história recente para chegarmos ao nosso ponto crucial: resultado e performance:

Cena Histórica 1: Abolição da escravatura nas Américas (Sul e Norte), eventos muito próximos e seguindo, guardadas as devidas proporções,  uma mesma perspectiva de classes. Na América do Norte uma sociedade em sua maioria seguindo uma opção religiosa diferente a da América do Sul. Como eram os cultos religiosos? Norte lendo a Bíblia, no Sul em latim e de costas para as pessoas.

Cena histórica 2: Governo Brasileiro precisando de dinheiro consulta o Banco Mundial que faz algumas exigências, entre elas: diminuição do índice de analfabetismo, da taxa de repetência e aumento do número de universitários dentro de uma determinada faixa etária. E qual foi a revolução técnico-pedagógica que o governo fez? Passa todo mundo, ninguém perde e não existe muita exigência para se entrar.

Essas duas cenas somente para ilustrar o risco que estamos enfrentando e acima de tudo a responsabilidade que foi transferida para a classe empresarial e os empreendedores: a de ser responsável pela educação, formação e acima de tudo preparação da mão de obra para a continuidade das atividades empresariais.

Como defende a TEO – Tecnologia Empresarial Odebrechet,  as pessoas são impulsionadas por motivações materiais e não materiais. E o Empreendedor não pode somente ter uma motivação messiânica (somente pela causa) e/ou mercenária (somente pelo dinheiro), o empresário é o equilíbrio dessas duas vertentes.

E como triunfar, perpetuar e acima de tudo obter resultados sem uma equipe, sem pessoas e acima de tudo sem pessoas qualificadas? Um fenômeno muito sério é o analfabetismo funcional que hoje assola o mercado de trabalho. Profissionais formados e teoricamente preparados com um certificado na mão, mas que não conseguem fazer o básico.

Momento para refletirmos: o que aconteceu e acontece então com a meritocracia? O esforço adicional vale para que? Atualmente vemos as pessoas se satisfazendo com a mediocridade e pensando somente em sobreviver.

Parabenizando toda a equipe da Fecomércio Bahia, pela iniciativa e coragem desta publicação. 

E aí vem a explicação do título para a nossa reflexão: Você não será um empresário de sucesso se não tiver correndo na veia um viés de educador, um viés de que acredita no outro e acima de tudo pode contribuir para a melhoria do próximo. Pois, não encontraremos  profissionais em todas as posições que buscamos de pessoas altamente capacitadas e acima de tudo auto motivadas. Encontraremos sim, com uma inteligência única, mas que precisam ser preparadas, ajudadas e acima de tudo educadas para cada um encontrar a sua verdadeira missão e vocação.

O educador-empresário ou empresário-educador tem que ter essa paciência e acima de tudo a crença de que os outros podem mudar e acima de tudo fazer a sua cota de sacrifícios, para que um dia este profissional que passou pela sua empresa possa com muito orgulho dizer que aprendeu e que deve muito aos seus ensinamentos e as oportunidades que você proporcionou no ambiente de trabalho.
Sim, ser empresário também é uma missão educacional!


Obs.: Marcio Lopes é  headhunter, coach profissional e consultor empresarial. Sócio diretor da Organiza Consultoria de Gestão Empresarial.


segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

ARTIGO: POLÍTICA, A ARTE DA SOBREVIVÊNCIA CORPORATIVA - SITE GENTE & MERCADO E JORNAL TRIBUNA DA BAHIA

POLÍTICA,  A SOBREVIVÊNCIA CORPORATIVA

Três eventos esta semana me fizeram refletir mais uma vez sobre a questão do que é Política.

Evento 1: Estádio Soccer City, em Joanesburgo, “Chefes” de Estado à prontidão e chega o “brother” Obama e cumprimenta com um aperto de mão Raul Castro (Cuba). Para logo em seguida no discurso dar uma “chamada” braba na forma de Governar.

Evento 2: Ainda em referência ao evento do grande Nelson (Mandela), nossa Presidenta embarca no mesmo avião junto com Lula, Fernando Henrique, Collor e Sarney para a África do Sul. Como olhar e conversar no olho com aqueles que se matavam no palanque?

Evento 3: em uma conversa com um aluno-profissional brilhante, o conflito entre ser político, que para ele soa como falso/bajulador ou acreditar nos seus ideais e ter a trajetória profissional travada, mesmo que por um período, pela cultura da empresa e do seu gestor imediato.

Esses eventos vêm mais uma vez ratificar o quanto estamos sendo eternos Dom Quixotes a lutar contra dragões de cataventos. Sem política as coisas não andam. Sem política as relações se findam no primeiro desgaste e acima de tudo no primeiro confronto.

Não, não quero que você deixe o romantismo e a idealização de lado e embarque neste mesmo avião achando a coisa mais normal do mundo essas relações. Porém, desde que o mundo é mundo e será assim até o fim dos tempos, essa relação de interesses e trocas vai fazer parte do nosso cotidiano. Está inserido nas famílias, nas escolas, no ambiente corporativo, nas rodas de amigos - as coisas acontecem assim.

Nas minhas aulas eventualmente pergunto quem gosta de política, neste caso a partidária, um universo de ............2% no máximo levanta a mão. E aí começa o grande erro e em alguns momentos os entraves da sua trajetória profissional. A Política tem que vir sustentada pela filosofia, antropologia, psicologia, negociação, religião, psicologia,  inteligência emocional e a sensibilidade de cada um. Se o interesse é imediato e superficial, aí sim é o lado negativo das coisas, mas se temos um objetivo lá na frente, se temos um planejamento de vida e carreira, temos que lidar com isso para atingirmos as nossas metas.

E a nossa base educacional perdeu isso e o ensino superior também. Vejo e analiso grades curriculares de diversas instituições de ensino, seja na graduação ou na pós-graduação e confesso: não vejo nenhuma disciplina focada na Política. E aqui entra um pouco a Política Partidária, as suas relações com o Projeto de Cidade-Estado-País.

Acredito que se começarmos a fazer isso, acharemos mais normal algumas estratégias, posturas e acima de tudo atitudes. E neste momento reflexivo de final-início de ano, comece a rever a sua postura e a maneira de como se relaciona e como vai se relacionar com todos a sua volta. Gostando ou não vai fazer parte do seu dia a dia. A sua estratégia para conseguir os seus objetivos passa por uma questão política.

Se me permitir uma sugestão, comece a ler e conversar mais sobre esses assuntos que mencionei. Mas, não no prisma de guerrilheiro de bar, mas na questão mais analítica e técnica possível. Assim como você não gostava de legumes e verduras quando era criança, hoje a salada é sua companheira em todas as refeições.

E hoje no seu amigo secreto de final de ano você acha que seu presente não tem um significado subjetivo inserido nele? Que seu colega lhe deu qualquer coisa e foi por acaso ? E se dirigir, não beba e confira seu IPVA, pois se blitz anti álcool não esta acontecendo, a de verificar se pagou o IPVA sim! Grande abraço e nunca desista dos seus sonhos.


Meus artigos são divulgados simultâneamente, pelo site Gente & Mercado (http://www.genteemercado.com.br/politica-a-sobrevivencia-corporativa-2/) e pelo Jornal Tribuna da Bahia. Este artigo circulou no dia 13 de dezembro de 2013.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

ARTIGO: TROCA DE PRESENTES - SITE GENTE & MERCAO E JORNAL TRIBUNA DA BAHIA - COLUNA

Segue meu artigo da semana passada, 27/12/13,  TROCA DE PRESENTES. Meus artigos são divulgados quinzenalmente às sextas-feiras no site Gente & Mercado (http://www.genteemercado.com.br/troca-de-presentes/) e no Jornal Tribuna da Bahia. Aguardo seu feedback.

TROCA DE PRESENTES

Eu não sei o que é pior, aquele ressaca pós Natal ou a necessidade de fazer as trocas de presentes. Vou dar uma sugestão a Mark Zuckerberg, criador do Facebook, a de colocar uma lista de desejos e as nossas medidas/tamanho de roupa nos nossos perfis. Mulheres não se desesperem, pois com certeza é mais chato trocar presentes do que ter descoberto dois números a mais nas medidas (será ?).  Por isso, desde pequeno, minha mãe me ensinou a não rasgar todo o embrulho, assim temos a prova de que realmente é uma troca.

Mas, torcendo para que você tenha poucos presentes para trocar, ai vai a minha sugestão caso não tenha recebido nenhum desses, pode ser uma boa opção de troca pensando em 2014:

Espírito Empreendedor: Não necessariamente para abrir o seu negócio, pois é muito menos arriscado ser empreendedor com o dinheiro/risco dos outros, mas o espírito e atitude de dono. Em tudo que faça, tenha essa “pegada”, pense como se o negócio, a operação fosse sua, e faça acontecer. Garanto que os resultados aparecerão e suas recompensas virão.

Hábito de Planejar: tenha foco, disciplina e acima de tudo uma meta a ser alcançada. Acompanhe e avalie seus resultados, claro que temos que ser criativos em situações adversas, mas criatividade o tempo todo garanto que stressa muito mais. Acorde mais cedo e já comece o dia com o planejamento de 10 dias para frente.

Saúde: sua prioridade número 1, a que jamais deve ser abnegada e negligenciada da sua responsabilidade. O seu bem estar físico e mental é que te levará e sustentará durante a sua trajetória. E busque ser o exemplo para sua família, amigos e equipe de trabalho. Não pensando somente na barriga de tanquinho ou em se tornar uma “uber model”. Pense mais no interior, que com certeza se refletirá no seu exterior.

Poupe e Invista: não pesando em ser milionário, pois ai sua trajetória pode ser mais difícil e você desistir no meio do caminho, mas pense em ter a sua independência financeira. Foco, disciplina e parceria de toda a família é fundamental para essa conquista. Pensamento de que o dinheiro gera dinheiro e não somente o trabalho. E sempre buscar ter uma fonte alternativa de renda, não depender integralmente do seu empregador ou somente de uma cesta.

Perseverança e Tolerância: neste mundo louco, imediatista e consumista não desista nas primeiras dificuldades. Um sonho sem ação é perda de tempo. Seja paciente, mas lembrando do foco e que não será um pequeno desvio que vai te tirar do objetivo final. E vou revelar o que você busca: ser feliz!

Gostar e ter Prazer na Simplicidade: energia ruim, traz energia ruim. Vamos aproveitar as coisas mais simples e menos custosas financeiramente, sem peso e sem a necessidade de termos, mas sim em sermos. Garanto que vai ser mais leve a sua vida e as suas relações.

Relacionamento: esse é o diferencial de tudo. Será ele que fará você conseguir o que busca. Por isso, inclua na sua agenda diária de tarefas, obrigações, medicamento, o que você considere, mas tenha o tempo diário para conversar e se relacionar de forma empática e acima de tudo sincera com todos a sua volta.

E hoje troque o happy hour por uma boa conversa com a família ou amigos, já comece o ano alinhado e acima de tudo energizado com as pessoas que você gosta e são importantes para você.

Um grande abraço, sucesso e nunca desista dos seus sonhos.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

CIDADE LOTEADA

CIDADE LOTEADA

Ontem fui visitar a minha sogra que mora no Corredor  da Vitória. Como toda a cidade,  a Vitória estava quase fantasma, com pouco movimento e acompanhando uma grande parte da população na sua ressaca, alcoólica ou não, de final de ano, me deparo com a seguinte cena em um determinado trecho:

A faixa da ciclovia sendo utilizada por 04 (quatro) pedestres conversando tranquilamente, o passeio por um casal de cachorros maltes (considero a evolução do extinto pequinês) e do outro lado da rua, “disputando” um espaço com os carros um adulto e uma criança em suas bicicletas. Que ressaca!

Apoio cada vez mais a dificuldade que as prefeituras e empresas prestadoras de serviço, condominios etc têm que fazer para os usuários de carros. Ano passado já andei muito e esse ano vou mais de taxi. Estudando a possibilidade de usar um motorista. Já fiz as contas, vale a pena. Entre algumas motivações:

  1. Permitir estacionamentos caros e com um péssimo serviço em todos os prédios comerciais, públicos, religiosos, enfim. Só está faltando permitir em residências (que ninguém me ouça!);
  2. Deixar estabelecimentos comerciais ou de qualquer espécie abrirem sem um mínimo de vagas suficientes para seus “clientes”. É só fazer as contas pelo número de mesas e colocar em média 1 carro por mesa;
  3. Qual o problema dos shoppings cobrarem estacionamento? É um empreendimento privado e sendo assim faz o que quer. Quem não quiser pagar arranja um outro meio ou forma de ir ao templo sagrado da diversão e consumo;
  4. Empregos para “flanelinhas” em toda a cidade. Lotearam as ruas residenciais. Agora me dei conta, não temos mais espaços residenciais tudo agora é comércio. Até para ir visitar amigos e parentes a Zona Azul tá ai. Ainda bem, pois com certeza teremos a garantia de que encontraremos nosso veículo intacto e vigiado por profissionais;
  5. Incentivo ao uso de moeda corrente, pois nenhum desses lugares aceita em cartão;
Enfim eu ainda não tenho coragem de andar de bicicleta na cidade. Mas, torcendo para um dia poder.

Grande abraço e nunca desista dos seus sonhos!

Aproveito para lembrar que meus artigos com foco em gestão, mercado de trabalho e carreira gsão divulgados quinzenalmente às sextas-feiras no Jornal Tribuna da Bahia e no site Gente & Mercado, e a minha coluna Mercado e Oportunidades, na Bandnews, todas as quartas feiras, ao vivo, entre 08:30 e 09:00.


quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

QUE MOEDA ESTÁ FALTANDO ?


Um dos objetivos e treinamento para 2014 é ter a disciplina e foco em postar diariamente alguma coisa no blog. Tive as mais criativas desculpas no ano que se encerrou, e que eu me esqueça dele em alguns momentos, mas agora vai.

Nestes últimos dias, tirei as minhas tão esperadas e aguardadas férias de 05 (cinco) dias corridos. Depois eu conto com mais detalhes como funcionam as férias de um consultor e empresário no segmento que atuo.
Demos uma escapadela para um lugar fantástico, Garapuá.  

É um desses lugares que você tem que ir. E nestes dias por lá e por aqui, quase não usei cartão de crédito/débito, pois como tinha tirado em espécie para viajar, estava por conta e também não se usa por lá (sério!). E mais uma vez me impressiona como o consumidor é tratado como um ser alienígena que tem a obrigação de consumir sem ter a possibilidade de receber um troco correto. Sim, o troco, nada mais do que seu direito e a obrigação do prestador de serviço/vendedor.

E não é a moeda de 0,25 que está faltando somente, mas as de 0,01, pois é impressionante como se arredonda para beneficio do estabelecimento e não do cliente. Em uma dessas compras fui à farmácia e a caixa simplesmente me pergunta:
- O senhor tem 0,63 para ajudar no troco ?
Eu ainda consegui me espantar e :
- É sério mesmo ?
- Sim, é serio.
- Não senhora, não tenho e quero meu troco correto ou devolvo a mercadoria.

Que arrependimento, quase 10 minutos de espera, sendo já quase linchado pelos 3 “clientes” que estavam no aguardo.

E isso foi para quase tudo: pedágio, lancha, almoço, passeio, picolé, e por ai vai.

E ai vai uma dica para a área de marketing das empresas: veja o troco, como um elemento fundamental de cativar o cliente.

Bem, o primeiro dia já foi!

Grande abraço e nunca desista dos seus sonhos!

PS: realmente não tinha a moedinha de 0,25 no bolso.


Aproveito para lembrar que meus artigos são divulgados quinzenalmente às sextas-feiras no Jornal Tribuna da Bahia e no site Gente & Mercado, e a minha coluna Mercado e Oportunidades, na Bandnews, todas as quartas feiras, ao vivo, entre 08:30 e 09:00.